Eu e as fotografias.



Na minha infância minha mãe tirava muitas fotos minhas, de todos os jeitos nos mais diversos lugares, às vezes chegava ser chato. Na verdade eu que sou chato mesmo independente de ser por foto ou não, e minha mãe se irava porque eu nunca estava com vontade, eram poucos os momentos que eu curtia.

Com o passar dos anos amontoamos diversos álbuns de fotografias todas tiradas pela minha mãe, sem experiencias nenhuma profissional sobre fotos, mas era apenas movida pelo desejo de registrar. Lembro que eram ainda aquelas antigas máquinas fotográficas que precisam comprar o filme fotográfico e tinham poses limitadas, eram poucas poses mas não sei como minha mãe conseguia ter ainda tantas. 

Todos da minha família já reconheciam que se houvesse festas, quem faria as fotos seria ela. Hoje acho isso muito engraçado - na época não curtia mesmo, ela sempre me chamava e me fazia parar a brincadeira por uma foto - e revendo os álbuns faz nos lembrar de situações que aconteceram no dia daquela foto, como se fosse reviver um pouco daquele momento. 

Essa foto acima, foi num dia de São João, fogueira acesa na frente de casa e muita comida de milho, bem comum aqui nas ruas do Nordeste do Brasil. Isso me lembra muito o barulho de família reunida, e muitos fogos de artifícios e cheiro de fumaça, enquanto corremos pela rua com os primos.

Então meu envolvimento hoje, não é diferente de tantas pessoas, apesar que hoje tudo são selfies, e em todos lugares, não concordo com esse esforço todo que muita pessoas sentem, uma super necessidade de registrar, correm até riscos por uma foto, não sou assim e nem concordo com isso. Acho tudo isso muito forçado.

Não sou fotógrafo, mas gosto de seguir no Instagram - se quiser me seguir estou no insta @hyagofrancah - essa galera que é profissional. Mas quem não aprecia uma bela imagem? Ás vezes parecem pintados. Sim, vejo isso como uma arte, que exige muita técnica, boa observação sobre o lugar/objeto/pessoa e um bom clique.

Gosto de ler um pouco das dicas e sempre que pego numa câmera tento me aventurar, nem sempre saem boas, mas há algumas que curto muito. O fato é justamente esse, é fazer o registro estar carregado de emoção do momento vivido.

Uma coisa afirmo, não podemos forçar momentos para ter mais fotos em novos lugares, devemos sair de nossas rotinas, buscar novos caminhos e aventuras, isso vai nos acrescentar tanto que uma foto vai ser apensas um hiperlink para um grande recordação.

Curtam menos fotos, curtam mais a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco mais de paciência.

Deixa a vida me levar